Quais os testes do Covid-19 e quem podem realizar

Quais os testes do Covid-19 e quem podem realizar

Para diagnosticar o Covid-19 existe em números testes e formas de ser realizados, segundo publicações da Anvisa até o dia 14 de abril do ano de 2020, foram homologados 39 testes, cedo destes 21 são teste rápidos. Até o momento começaremos a detalhar os tipos de testes Teste Rápido, RT-PCR e Sorologia.

Teste Rápido

No mercado hoje está disponível dois tipos de teste rápido: Utiliza da técnica de detecção de anticorpo com uso de outras metodologias, como ELISA – que se baseia numa reação enzimática; imunoensaio quimioluminescente (CLIA) – que torna a reação antígeno-anticorpo visível por uma reação química; e imunofluorescência – no qual a leitura do resultado é feita a partir da fluorescência formada na reação do antígeno com o anticorpo.

Importante ressaltar que o Ministério da Saúde aponta que os testes rápidos apresentam uma porcentagem de erro de 75% para resultado negativo. Portanto pode gerar insegurança e incerteza para decifrar um resultado negativo.

RT-PCR

Método RT-PCR (sigla em inglês para transcrição reversa seguida de reação em cadeia da polimerase). Esse tipo de teste se baseia na detecção de fragmentos do material genético do vírus e detecta se a pessoa está doente no momento da realização do exame, porém não detecta contágios passados.

Sorologia

Os testes sorológicos são realizados fazendo o uso de amostra de sangue, soro ou plasma e de uma metodologia chamada imunocromatografia (geração de cor a partir de uma reação entre o antígeno e o anticorpo) para detectar anticorpos produzidos pelo próprio organismo do paciente em resposta á infecção pelo novo coronavírus, chamados de IgM e IgG. Esses indicadores revelam se a pessoa teve ou não contato com vírus.

Quem pode realizar os testes e Onde:

            As pessoas que apresentarem coriza, febre, tosse e falta de AR. Importante frisar que é indispensável à consulta médica para o diagnostico e condução médica.

            Os testes podem ser realizados em unidades privadas como clinicas e hospitais particulares como também nas unidades publicam como podemos ter maiores informações no site do Governo do Estado de Sergipe.

São 08 unidades de Referência na Capital de Sergipana:

Nome da USF: UBS do Augusto Franco

Endereço: Praça do fim de linha – Farolândia

Nome: UBS Ministro Costa Cavalcante

Endereço: Av. Tancredo Neves, 1472 – B. Inácio Barbosa

Nome da USF: UBS Onésimo Pinto

Endereço: Av. Rad. José Silva Lima – Jardim Centenário

Nome da USF: UBS Cândida Alves

Endereço: Av. São João, sn – Santo Antônio

Nome da USF: UBS José Machado de Souza

Endereço: R. Maj. Áureliano, 100 – Santos Dumont

Nome da USF: UBS Eunice Barbosa

Endereço: R. Beira Rio, 92 – Coqueiral

Nome da USF: UBS Fernando Sampaio

Endereço: Av. São João Batista, 986 – Castelo Branco

Nome da USF: UBS Geraldo Magela

Endereço da USF: Rua Central IV, S/N Conj. Orlando Dantas

Unidades Particulares:

Descos Day Hospital

Endereço: Av. Mário Jorge Menezes Vieira, 2477 – Coroa do Meio, Aracaju – SE, CEP 49035-480; TEL.: (79) 3025-8300

Cemise

Endereço: Rua Construtor João Alves, 228. Bairro São José, Aracaju/SE. 49020-340. Tel.: (79) 3304-1000. Fax: (79) 3304-1001

Fonte de informações:Portal http://portal.anvisa.gov.br/; Testes para Covid-19: perguntas e respostas; Por: Ascom/Anvisa, Publicado: 17/04/2020 18:56 e Última Modificação: 17/04/2020 19:15.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: